quinta-feira, 16 de outubro de 2008

OPINIÃO-AS NOVAS FASES DE NEY

Alguns setores de Campina Grande começam a criar um reboliço com a chegada do ex-senador Ney Suassuna. É sempre assim, cercado de expectativas, que o empresário desembarca na Paraíba, seja na Rainha da Borborema, em João Pessoa ou Cajazeiras.
O frisson se explica: todos imaginam que, antes de descer nos aeroportos e campos de pouso, os aviões que conduzem o ex-senador vão sobrevoar as cidades e jogar dinheiro. Essa é a impressão, mas é só impressão, mesmo. Suassuna não rasga dinheiro, não acende charuto com nota de R$ 100.
Engana-se quem pensa que Ney é perdulário. Ele faz investimentos. Sua saúde financeira às vezes é melhor que a física. Já adiou encontros, reuniões e viagens por causa de indisposições intestinais, mas nunca porque a Bolsa caiu, porque o dólar oscilou ou coisa parecida.
O presidente estadual do PTB, deputado Armando Abílio, não gostaria de ouvir o nome de Ney Suassuna nem sussurrado por um neto. Tudo porque, nesta campanha municipal, o ex-senador não deu nenhuma contribuição ($) para candidatos petebistas e prefeito ou vereador.
Abílio, aliás, conta uma piada em reuniões com amigos. Num dos seus encontros recentes, Ney teria prometido ao deputado que desembarcaria na Paraíba “de mala e cuia”, ao que Abílio teria retrucado: “Traga só a mala, Ney. Banho a gente toma de chuveiro, mesmo”. Pode ser apenas uma tirada humorística, mas reflete a expectativa que cercava a vinda de Ney no início dessa fase pós-peemedebista.
Tudo indica, entretanto, que Suassuna está inaugurando duas fases: a pós-PMDB e a fase “Tio Patinhas”, ou seja, está desembarcando lentamente do antigo esquema onde passou várias décadas – desde Antônio Mariz, Humberto Lucena e outros – para enfrentar novas aventuras partidárias.A questão básica, em relação a Ney, é saber de que lado estará quando chegar a hora do combate estadual. Conquistar outra cadeira no Senado,em 2010, não será tão fácil, mesmo que esteja ao lado do governador Cássio Cunha Lima. E se a fase “Tio Patinhas” ainda não estiver encerrada, será ainda mais difícil.

0 comentários: