sábado, 11 de outubro de 2008

OPINIÃO – O CACIFE DOS CACIQUES

Juntos, Democratas e PSDB conquistaram 79 prefeituras (podendo chegar a 80 se os tucanos obtiverem sucesso em Campina Grande no segundo turno) e elegeram 636 vereadores paraibanos.
A soma desses agrupamentos políticos corresponde a mais de um terço dos prefeitos eleitos neste domingo (5).Isso quer dizer os senadores Efraim Morais (DEM) e Cícero Lucena (PSDB) saíram bastante fortalecidos dentro do condomínio político administrado pelo governador Cássio Cunha Lima. E agora, quando começa pra valer o jogo de 2010, é o cacife de cada cacique que vale no Palácio da Redenção.
É bem verdade que os Democratas saíram perdendo no plano nacional, com a redução do número de prefeituras conquistadas, mas o que prevalece para as eleições gerais é o desempenho no pleito municipal e, nesse caso, Efraim tem robustez para mostrar em Brasília.
O mesmo pode ser dito de Cícero Lucena, mesmo que seu partido tenha tido um desempenho pífio em João Pessoa e o candidato derrotado, o deputado João Gonçalves, seja considerado “herói” por ter se oferecido a ir para a guilhotina no lugar de algum outro tucano. João, na realidade, também vislumbrava 2010.
Foi por saberem que João Pessoa era caso perdido e que Campina Grande teria um placar apertado que Efraim e Cícero saíram em busca do máximo de candidatos no interior. A disputa interiorana sempre foi forte, mas com o comprometimento dos dois maiores colégios eleitorais, o jeito for cair na estrada.
Cássio marcou uma reunião para terça-feira com todos que compõem sua força-tarefa. Deve ser realizada em Campina Grande. Vai chamar o feito à ordem e gentilmente pedir que cada um dê sua contribuição pela vitória de Rômulo Gouveia na Rainha da Borborema ou se afaste para sempre.
O grito de guerra é sintomático: feio não é perder. Feio é perder dentro de casa rodeado dos maiores cacifes eleitorais do Estado. E é aí que o peso de cada um vai ser colocado à disposição do esquema porque o futuro de todos passa, sem sombra de dúvidas, por Campina Grande.É importante fotografar essa reunião de todos os ângulos e identificar cada um dos participantes. O resultado que sair da câmera fotográfica deve ser guardado, senão para a posteridade, pelo menos para os primeiros passos em 2010, o ano da eleição. É possível que alguns da foto de terça-feira já não estejam no mesmo balaio dentro de dois anos.

0 comentários: