sexta-feira, 10 de outubro de 2008

OPINIÃO – O PATRIMÔNIO DE MARANHÃO

Poucas pessoas, na Paraíba, têm a sorte de amealhar um patrimônio tão considerável quanto o presidente estadual do PMDB, senador José Maranhão, seja do ponto de vista pessoal como político. E o mais importante: em ambos os casos, não só tem um grande patrimônio como administra com sucesso um crescimento constante.
Não interessa, aqui, a vertente do patrimônio pessoal de Maranhão, que inclui fazendas, aviões, cabeças de gado, casas, etc. Isso é assunto para a Receita Federal e para o Senado. O que interessa, pois, é saber como ficou o patrimônio político do PMDB após as eleições municipais de domigno (5).
Os números não mentem e o PMDB saiu como o vencedor das eleições. Conseguindo eleger, por enquanto, 59 prefeitos (sendo 56 em coligações e três de forma isolada), além de mandar 415 vereadores para as Câmaras Municipais paraibanas (366 em coligações e 49 de forma isolada).
Esses números, traduzidos em política, dão a Maranhão e ao PMDB da Paraíba uma musculatura considerável, mesmo que o ajuntamento dos resultados dos demais partidos dê uma vantagem expressiva ao condomínio administrado pelo governador Cássio Cunha Lima.
Voltando aos números, vê-se que o PSDB não deve ser menosprezado no Estado, depois de ter elegido 40 prefeitos (39 por coligações e um de forma isolada) e aguardando a definição do segundo turno em Campina Grande. Os vereadores tucanos eleitos domingo (5) foram 314, sendo 293 em coligações e 21 isoladamente.
Os números dos Democratas são mais modestos em termos de prefeituras – 39 eleitos em coligações e dois de forma isolada – e obtendo o segundo lugar em termos de vereadores com 322, sendo 289 em coligações e 33 isolados. O PTB elegeu 23 prefeitos (todos em coligação) e 204 vereadores (196 em coligações e oito isolados).Dito isto e visto como ficaram definidas as forças políticas é de se perguntar: o que acontecerá com esse considerável patrimônio amealhado pelo senador Maranhão através do glorioso PMDB?


A pergunta que não quer calar é: tudo isso será entregue gratuitamente ao prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), em 2010? Quem tiver bola de cristal, por favor, mande suas previsões.

0 comentários: