sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

OPINIÃO

A PRIMEIRA CRISE
Somente os que dispõem de bola de cristal poderiam supor que o novo Governo Maranhão, com menos de uma semana de instalação, teria seu primeiro confronto logo com o esquema político do prefeito Ricardo Coutinho. E que, de Veneziano Vital, em Campina Grande, viriam as primeiras insinuações de candidatura a Governador em 2010.
O Governo Maranhão começa, dessa forma, debaixo do chamado “fogo amigo”, aquele em que os aliados estão dos dois lados e ficam atirando entre si em vez de tentar atingir o inimigo comum. É possível que os esquemas de Ricardo e Veneziano imaginem que, com Cássio defenestrado, não há mais perigos.
Também só quem tem uma boa bola de cristal poderia supor que o primeiro agrupamento a tentar enquadrar José Maranhão numa nova ordem política no Estado tenha sido o de Ricardo Coutinho. O vereador Bira e outros correligionários do Prefeito da Capital disseram nesta quinta-feira (26), em alto e bom som, que Maranhão – com seus mais de 50 anos de militância política dos quais mais de uma década de jejum por causa da ditadura militar – tem que reaprender com Ricardo Coutinho os métodos de agir politicamente e de se relacionar com os aliados. Nem o clã Cunha Lima teve essa ousadia.
O imbróglio criado com a indicação de Guilherme Almeida para a Secretaria de Interiorização poderia ter sido resolvido dentro das próprias fronteiras da aliança de Maranhão com Ricardo Coutinho, com o apoio logístico do deputado Vital do Rego Filho, mas o estardalhaço do “coletivo socialista” pode ter sido um grito de alerta sobre o que vem por aí para quem se arrisca a questionar as pretensões políticas do Prefeito da Capital.
Se Maranhão esperava – ou não – essa crise com o esquema de Ricardo ninguém sabe. O que se pode deduzir é que a questão serviu para acender o pisca-alerta do Palácio da Redenção na sua relação com os Prefeitos das duas principais cidades paraibanas. Pelo que se pode deduzir, Cássio não é o principal adversário do novo Governador.

0 comentários: