segunda-feira, 22 de junho de 2009

OPINIÃO

QUEM SE VENDEU?
O ex-vereador Watteau Rodrigues é filiado ao PC do B e é o coordenador municipal do Procon. José Bernardino é presidente do PPS e é secretário da Prefeitura de João Pessoa. Ambos estão ocupando esses cargos graças a uma composição política que seus partidos fizeram em nível municipal. Por estarem aboletados nessas cadeiras podem ser acusados de terem “se vendido” ao alcaide pessoense? No entendimento do deputado federal Luiz Couto, presidente estadual do PT, podem.
Luiz Couto foi um dos melhores deputados estaduais que conheci, na Casa de Epitácio Pessoa, nessas três décadas em que me entendo de repórter político. Sério, sóbrio, sincero, honesto e desprovido de qualquer sentimento de vaidade. Coisa mesmo de padre e de um expert em filosofia, a mãe de todas as “logias” (sociologia, psicologia, etc...) que conhecemos.
Couto conquistou seus mandatos de deputado federal às custas de um trabalho árduo em defesa dos direitos humanos, mesmo que alguns equívocos de interpretação o tenham colocado na contramão de segmentos mais conservadores da sociedade (incluindo aí o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto) e deixando transparecer, para a população, que está sempre correndo perigo de morte.
Os corredores e gabinetes da Câmara dos Deputados parecem ter alterado a personalidade do deputado federal Luiz Couto. Tornou-se arredio, trocou a humildade pela arrogância, fala com as pessoas como se estivesse fazendo grande favor, faz ar de enfado no trato com seus semelhantes. Enfim, é outra pessoa.
No aspecto político, Couto fez-se respeitar no Congresso através da Comissão de Direitos Humanos e, como é natural, ambiciona ser o primeiro petista paraibano a conquistar uma cadeira de senador. A direção nacional do PT já sinalizou que o grande objetivo em 2010, além de fazer o sucessor (ou sucessora) de Lula é conquistar o maior número possível de cadeiras no Senado. Para alcançar seu objetivo, entretanto, Couto não parece estar medindo as consequências.
Por isso acusa seus companheiros de partido, secretários estaduais, de “se venderem” a Maranhão em troca de cargos. Qual a diferença entre Giucélia Figueiredo (PT) e Watteau Rodrigues (PC do B) ocupando cargos de primeiro escalão no Governo do Estado e na Prefeitura de João Pessoa? Estão exercendo legitima e legalmente a representação dos seus partidos em face de uma composição política. O presidente estadual do PT sabe disso melhor do que ninguém, mas mesmo assim ataca seus companheiros e companheiras.
É compreensível o posicionamento de Couto. Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. A intolerância não é um vírus nem uma bactéria, mas a mudança de personalidade pode advir em função da convivência com alguém. E intolerância é o que não falta às atuais companhias de Luiz Couto na Prefeitura de João Pessoa.

0 comentários: