sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O RIO É OLÍMPICO

Não fiquei emocionado quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. A frieza, em relação a essa escolha, decorre do fato de saber que as coisas na Fifa ocorrem com as cartas marcadas, corroídas pela politicagem e pelos interesses nem sempre lícitos e, em muitos casos, de critérios duvidosos. Enfim, 2014 foi um rio que passou em nossas vidas.
Quem falou em rio aí? É, tem um novo Rio em nossas vidas, dessa vez com erre maiúsculo. E bote maiúsculo nisso! É um Rio que, finalmente, vai receber os cinco anéis olímpicos, um Rio que mostrará um novo Brasil ao mundo, que irá sepultar a idéia de que aqui é o país – apenas – do futebol.
O Rio, finalmente, vai ser também da ginástica olímpica, da natação, do arremesso de prato e de martelo, da maratona, do vôlei de quadra e de praia, do basquete, do boxe, do nado sincronizado e das regatas. E o Cristo recebendo de braços abertos as medalhas e seus donos, os atletas e seus recordes, homens, mulheres e lágrimas, vitórias e decepções.
Foi vendo antecipadamente o filme da Olimpíada de 2016 que deu para ficar emocionado como não fiquei quando ouvi o Blatter anunciar o Brasil como sede da Copa de 2014. Vão ser sete anos de espera, mas o que representa esse intervalo de tempo se teremos a eternidade para recordar 2016? Por certo haverá paz no Rio para ostentar a branca bandeira olímpica. Uma paz que só os vencedores podem desfrutar.
Parabéns ao Rio de Janeiro e aos cariocas.

0 comentários: