quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Opinião


MANAUS, UM CANTEIRO DE OBRAS
Estive em Manaus há poucos dias e algumas coisas me impressionaram. Não quero colocar mais tinta do que a tela pode suportar, mas é necessário revelar que não são apenas alguns Estados do Nordeste que desembestaram no desenvolvimento de ações sociais, mas o Amazonas também.
É impressionante como, naquele pedaço do Norte do Brasil, se sente a presença dos governos. Do Federal, do Estadual e do Municipal. O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social igualmente faz a sua parte. E, aparentemente, a integração é perfeita.
Manaus é um canteiro de obras. Constrói-se viadutos de um lado, restaura-se pontes entre bairros, dá-se novas paginações a estações de embarque e desembarque de pessoas à beira do Rio Negro, começa a ser montado o cronograma para construção da megaponte Manaus-Manacapuru e por aí vai.
Mas o que realmente impressiona, como me disse um sobrinho, é um programa "de resgate da cidadania dos moradores à beira do igarapés". É um troço chamado Prosamin. Pense numa coisa bonita e sensível! Não se trata desses conjuntos habitacionais convencionais, de casas ou galpões disfarçados de apartamentos.
São moradias bonitas, com áreas de lazer para adultos e crianças, espaço para festas ao ar livre – quando a chuva deixa – e otras cositas más. O mais importante do Prosamin, contudo, talvez não seja a obra de pedra e cal, mas – como escrito acima – o resgate da cidadania.
As famílias, antes confinadas a palafitas velhas e mal-acabadas, são reintegradas á sociedade no mesmo habitat que ocupava. Os órgãos públicos derrubam os velhos barracos de madeira e, nesses lugares, aparecem os prédios de apartamento com as inovações. Importante: o morador não paga nada pela nova casa.
Outro ponto que também impressiona é o investimento feito pelo Governo do Estado na área da segurança. A Polícia trafega em carros importados e, segundo informações extra-oficiais, um soldado ganha cerca de R$ 3.800,00 de salário mensal. Não é tarefa fácil, naquele ponto do país, considerado um entreposto de drogas do país.

Por que tudo isso? Não se trata de generosidade. Foi em Manaus onde Lula teve, proporcionalmente, a sua maior votação e ali os políticos brigam pelos votos, mas se unem em defesa do interesse do Estado. Diferente de outros pontos do país onde prevalecem a politicagem à moda antiga, o egoísmo e a mesquinharia.

0 comentários: