sábado, 28 de fevereiro de 2009

OPINIÃO

A MUSCULATURA DO PSB
Em alguns ambientes onde se respira política em João Pessoa tornou-se lugar comum ouvir a pergunta se o PSB e, por via de consequência, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, já tem musculatura política suficiente para enfrentar uma briga com o governador José Maranhão.
O que credencia uma musculatura política? O cargo, o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos na mais recente eleição, a bancada de deputados estaduais e federais, o prestígio junto à direção nacional e a importância dessas lideranças no contexto político? Pode colocar tudo isso num liquidificador e encontrará a resposta.
No confronto entre o PSB e José Maranhão deve-se advertir que não se perca de vista uma série de fatores que, conjugados, podem trazer dores de cabeça para o novo mandatário do Estado e que ainda toma pé da verdadeira situação da “máquina” estatal.
Para início de Governo, até que a movimentação política está boa, mas ainda não há parâmetros para mensurar se Maranhão ou o PSB agiram correta ou incorretamente. Até mesmo a Assembléia Legislativa, que às vezes serve de termômetro para avaliar a temperatura política, está fechada num incompreensível recesso que fere os brios dos trabalhadores comuns.
Maranhão ainda não enviou qualquer mensagem ao Poder Legislativo para mensurar, também, a disposição de aliados e adversários. O PSB dará apoio incondicional ao novo Governo? O deputado Guilherme Almeida, que sentiu no fígado as pancadas desferidas por seu partido, continuará líder na Casa de Epitácio Pessoa? E os deputados que votaram a favor de Guilherme para que ele ocupasse a Secretaria de Interiorização concordam com o desenlace do caso? Se todas estas perguntas ainda não têm respostas, imagine-se como saber se o PSB tem musculatura para brigar com Maranhão.

0 comentários: