terça-feira, 23 de dezembro de 2008

OPINIÃO

É PURA BARBÁRIE
O que está acontecendo na Paraíba – sobretudo na Grande João Pessoa – é mais do que violência: é a pura barbárie. Chegamos a um estado degradante, para usar um termo soft, em que a vida não tem o menor valor, sobretudo diante de motoqueiros e encapuzados.
Não é de hoje que algumas das principais cidades do Estado – João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Bayeux, principalmente – assistem estarrecidas ao festival de crimes cometidos por bandidos que se disfarçam de motoqueiros e atuam impunemente.
Esta não é a melhor época do ano para se levantar temas dessa natureza, mas é em nome da paz das famílias paraibanas que se deve levantar um brado de “chega”. Está passando da hora de fechar o cerco em torno desses assassinos que circulam livremente.
Não são poucas as modalidades de crimes que têm assustado os brasileiros, em particular os paraibanos e, em especial, os pessoenses, campinenses, santarritenses, etc. Esse tipo de delito – o assassinato de pessoas a sangue-frio, com invasões de domicílio – está caindo na banalidade.
Diariamente há uma – desculpem o termo – fartura de cadáveres saídos das estratégias de execução e não são apenas homens, mas também mulheres. Foi assim no Alto do Mateus, no Varadouro e em outros locais. A “desculpa”, invariavelmente, é “acerto de contas de traficantes com usuários de drogas”.
A Polícia está fazendo sua parte? Quase diariamente, também, são apresentados alguns cabeças-de-bagre, pela Segurança, tidos e havidos como “traficantes”. Nenhum peixe graúdo, porém, cai nas redes policiais. É possível que os traficam drogas estejam somente na periferia das grandes cidades? Quem sustenta o crime organizado são os ricos e não os pobres.
A maioria dos motoqueiros que circula neste país é gente honesta, trabalhadora, que tem a motocicleta como meio de transporte e ferramenta de trabalho. Um número ínfimo utiliza motos para causar esse morticínio, para provocar essa barbárie.
O que a Secretaria da Segurança está esperando para fazer uma gigantesca blitz, com todo o estardalhaço de mídia possível, para tirar parte desses assassinos de circulação? Uma Operação Capacete teria todo o apoio da sociedade e o Governo, mesmo com a comunicação capenga que tem nessa área, deveria fazer todo o barulho possível. Acabar com o crime é impossível, mas assustar os criminosos a Polícia pode. Basta querer.

0 comentários: